terça-feira, 22 de abril de 2008

Sabias que a Produção Científica quase duplicou?

Produção científica cresceu 91,5%




Segundo um estudo, a produção científica das instituições de ensino público (universitário e politécnico), mais a Universidade Católica, quase duplicou entre 2000 (3424) e 2007 (6559). O aumento de 91.5 % em oito anos teve como principais responsáveis as universidades do Porto e Técnica de Lisboa. No subsector dos politécnicos, o Porto segue claramente à frente.
José Ferreira Gomes, professor catedrático de Química na UP e relator do estudo reconhece a importância do aumento da produção científica para as instituições. O ISI é uma base de dados que possibilita aos investigadores serem conhecidos e citados por colegas de outros países “Ter artigos no ISI conta para o currículo dos docentes, sobretudo quando concorrem a determinados lugares” – Ferreira Gomes.


Impacto internacional

A contabilidade da produção científica a nível interno, comparando posições relativas das instituições e respectiva evolução ao longo dos anos é útil, mas o fim último das instituições é ganhar estatuto internacional, surgindo em rankings ao lado da concorrência. Esse facto acentuou-se com o Processo de Bolonha, que abriu um espaço europeu concorrencial de Ensino Superior… (ver mais…)

Sabias que ...


> O Hospital S. João, no Porto, produziu 73 artigos científicos em 2007, ficando à frente do Santa Maria de Lisboa, com 69 artigos, e dos Hospitais Universitários de Coimbra, com 49 artigos.


> A Base de dados ISI destaca o politécnico e Universidade do Porto, à frente nos números provisórios de 2007.


> Investigadores nacionais escreveram 42.341 artigos científicos ao longo de oito anos.


> A Universidade Técnica de Lisboa lidera no total de artigos produzidos entre 200 e 2007, mas perdeu liderança para o Porto no último ano.


(ver mais...)

Sem comentários: