domingo, 1 de junho de 2008

Universidade Júnior - Escola de ciências da vida e da saúde

Já devem ter ouvido falar, certo? Certamente que sim, pois a Ujr já existe desde o Verão de 2005 e a escola de ciências da vida e da saúde desde o Verão de 2006. Os Cursos de Verão da Universidade Júnior são o maior programa nacional de iniciação de jovens ao ambiente universitário e esta escola foi criada pela Universidade do Porto com o intuito de proporcionar aos alunos do 11ºano o contacto com áreas científicas de investigação ao nível da saúde e das ciências biológicas. A sua última edição ocorreu no Verão passado e permitiu a participação de 140 alunos do secundário (60 na semana de 16 a 20 de Julho e 80 de 3 a 7 de Setembro), mediante candidatura.
Por acaso um desses alunos, fui eu…
Desde a primeira edição desta escola (em 2006) que desejava participar numa experiência destas, simplesmente para saber um pouco mais acerca desta área e para que se tornasse mais fácil decidir o curso a seguir. Digamos que valeu a pena esperar… A semana que lá passei permitiu-me aprender muito num curto período de tempo; por vezes a informação era tanta que ‘bombardeava’ as nossas cabeças…
Fomos distribuídos ao acaso por diversas actividades e a cada grupo de quatro alunos ficou incumbida a tarefa de apresentar as conclusões acerca dos seus trabalhos perante todos, no final da semana. Essa responsabilidade não trouxe apenas um ‘formigueirozinho na barriga’, trouxe essencialmente a alegria de ver que se tinha feito algo útil e inovador. E ao longo da semana, entre conversas descontraídas, dávamos por nós a falar em coisas que até então desconhecíamos: PCR, electroforese em gel de agarose, solução tampão, leituras de absorvâncias… A novidade era muita para uma só semana, mas a experiência, apesar de exigente, foi bastante compensadora. E ainda por cima a experiência não foi apenas científica, foi também social…
Devido à iniciativa da Universidade do Porto em criar estes cursos, temos hoje acesso a experiências que nos proporcionam, a nós alunos pré-universitários, o contacto com áreas inacessíveis e a sua descoberta. Se és um destes alunos curiosos e interessados em saber mais inscreve-te no site http://universidadejunior.up.pt/.

1 comentário:

Maria Portero disse...

Que filme mais emocionate xD Tá giro! Parabéns ao realizador e claro às personagens cómicas =D