quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Jornal de Notícias: Universidade do Porto pode juntar Ciências e Engenharia




A Universidade do Porto (UP) poderá ser reorganizada em cinco grandes escolas, uma das quais agregando a actual Faculdade de Engenharia e parte significativa da Faculdade de Ciências. O modelo está a motivar a oposição das Ciências, que falam de "OPA da Engenharia", e Alberto Amaral, ex-reitor da UP, escreveu um documento no qual lembra que "o poder absoluto" não reside no reitor e que a fundação está "a ser usada em benefício do reitor e da administração central".

"A Assembleia Estatutária ainda não elaborou um documento-base. Há documentos de trabalho muito preliminares. Eu sou um elemento dos 21 que compõem a Assembleia. Esta discussão não devia vir para a praça pública", afirma Marques dos Santos, reitor da UP, em declarações ao JN. "Temos 14 faculdades e 72 unidades de investigação. Eu penso que é preciso reduzir este número, que não tem pés nem cabeça. É possível encontrar soluções que não significam fusão ou extinção, mas sim simples agregação", acrescenta.

A questão dos estatutos, em elaboração pela Assembleia Estatutária, não tem directamente a ver com a fundação. Marques dos Santos fala em documentos muito preliminares, mas vários membros da academia referem como muito provável a estruturação em cinco grandes escolas Ciências Físicas e Engenharia, Ciências da Saúde (Dentária, Desporto e Medicina), Ciências da Vida (Abel Salazar, Farmácia, Biologia e parte da Engenharia), Ciências Sociais (Direito, Economia, Psicologia), Humanidades e Artes. A autonomia das instituições passaria para este nível médio de agregações.

Sem comentários: