terça-feira, 8 de janeiro de 2008

FADEUP!!! FADEUP!!! FADEUP!!!

Pois é... como as frequências chegaram, a maior parte dos alunos opta por não pôr os pés na faculdade e, como o tempo não é o mais favorável, nós, membros do grupo, seguimos o exemplo desses alunos e não pusemos mãos ao trabalho adiando-o. Este trabalho consistia em entrevistar os alunos em relação à vida universitária, com o intuito de obter diversas opiniões.
Por conseguinte, nesta mensagem optei por falar sobre a faculdade a que pretendo ingressar...a FADEUP - Faculdade de Desporto da Universidade do Porto!

A Faculdade de Desporto da Universidade do Porto- FADEUP- confere ao desporto uma grande importância na formação e na investigação, assim consagrada nos estatutos: O objecto de estudo da FADEUP situa-se no domínio do desporto, tomado este no seu sentido abrangente e plural: enquanto actividade preponderantemente orientada para o desenvolvimento e aperfeiçoamento corporal do Homem; enquanto prática com diferenciação de acentuações e intencionalidades nos domínios da educação e formação institucionais, do rendimento desportivo, da recreação e tempos livres, da reeducação e reabilitação.
Embora o desporto mereça a atenção maior da actividade académica, nem por isso a Faculdade está dissociada de outros motivos do corpo contemporâneo. Disso são exemplos o investimento na relação da actividade física com a saúde e a promoção da qualidade de vida das pessoas idosas. É nesta conformidade que a Faculdade oferece 1 curso de licenciatura, 7 cursos de mestrado e o doutoramento em Ciências do Desporto, correspondendo assim à polissemia e polimorfismo da actividade desportivo-corporal e às respectivas necessidades de formação e investigação.
A licenciatura habilita para a profissão de professor na área do Desporto e da Educação Física, com inclusão de uma formação opcional numa das seguintes áreas: desporto de rendimento, desporto de recreação e lazer e desporto de reeducação/reabilitação.
O número de estudantes da Faculdade é actualmente de 1097: 772 de licenciatura, 255 de mestrado e 70 de doutoramento. É importante destacar que 75 estudantes são provenientes de países de língua portuguesa.
Registe-se ainda a participação da Faculdade em programas de mobilidade estudantil, tais como o Programa Sócrates/Erasmus, envolvendo diversos países da Europa (Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Holanda, Hungria, Itália, República Checa). Além disso a Faculdade, numa iniciativa própria, promove com várias universidades brasileiras programas de mobilidade a nível da licenciatura.
A FADEUP é uma escola jovem, dinâmica e inovadora e quer continuar a ostentar esse carácter. Goza hoje de grande prestígio no país, contando-se entre as maiores escolas europeias de Educação Física e Desporto. Esta realidade encontra tradução nas modernas instalações para a prática desportiva, seguramente entre as melhores do género no mundo, inauguradas em 1997. Contudo, o seu maior potencial são as pessoas que nela laboram.

Sem comentários: